A última rodada do CIFAC – Colégio Brasiliense 2024 – SUB-11 proporcionou emoção do 1º ao último jogo do dia. Nesta rodada, as 10 equipes entraram em campo e proporcionaram 5 jogos equilibrados e emocionantes, com as redes balançando 18 vezes.
Além disso, a rodada teve a confraternização do SUB-11 com mais de 100 pessoas presentes, entre atletas, responsáveis dos atletas, monitores, auxiliares, assessores e coordenadores do CIFAC, que proporcionaram um dia especial, principalmente, para os atletas da categoria.
Destaque para as vitórias do Casuals, por 3 a 1, contra o Libertadores e a vitória do São Jorge, contra o Timão 1969, por 2 a 0, que deu a liderança isolada da competição e o título simbólico de campeão do 1º turno, a equipe do “santo guerreiro”.
Talvez, já pensando nos jogos eliminatórios, as equipes vieram com propostas totalmente diferentes nessa rodada. Com destaque para as equipes do Casuals, Democracia, Inexplicável, Mundial e Roxo Por Ti, que entenderam a dinâmica dos jogos, colocando a bola no chão, pressionando o adversário e saindo de forma organizada da defesa para o ataque.
As demais equipes Libertadores, Meu Timão, São Jorge, Terrão e Timão 1969 já o fazem isso com muita eficiência, mas as outras equipes ainda tiveram que lidar com algumas ausências e conseguiram improvisar mediante as dificuldades.
Inexplicável 2 x 2 Meu Timão
No jogo dos opostos, Inexplicável, segundo melhor ataque, e Meu Timão, segunda melhor defesa, era de se esperar uma partida muito disputada e com poucas ações de ataque.
A equipe do Inexplicável tinha um maior volume no ataque e esse volume foi transformado em gol, ainda no primeiro tempo.
Mesmo assim, a equipe do Meu Timão fez o seu jogo, trabalhando bem a defesa e não permitindo o ataque do Inexplicável, buscando o empate e consequentemente, a virada.
Apesar da vantagem, a partida não estava ganha, pois a equipe do Inexplicável continuava tendo as melhores ações de ataque e a qualquer momento, poderia fazer o seu gol de empate. E, isso ocorreu no final do segundo tempo.
Resultado justo para as duas equipes, que possuem a mesma quantidade de pontos (14 na tabela), com vantagem para o Inexplicável no saldo de gols (6 a 5).
Democracia 2 x 2 Roxo por Ti
Mais um jogo da sequência de jogos iguais. E esse surpreendeu positivamente. Mesmo não havendo vencedor, as duas equipes colocaram a bola no chão e, simplesmente, jogaram coletivamente.
O jogo foi muito brigado no meio de campo, com poucas ações de gol e a tendência, era que os detalhes iriam decidir a partida. Na verdade, parecia um jogo de disputa eliminatória, onde as ações de ataques das equipes eram minimamente trabalhadas e com uma ligeira vantagem do Roxo por Ti.
E essa ligeira vantagem quase deu a vitória ao Roxo por Ti, que na 2ª metade do segundo tempo, ganhava a partida por 2 a 1. Mas, o Democracia, conseguiu o empate e quase virou a partida, pois a equipe do Roxo por Ti, após a igualdade no placar deixou o coletivo de lado e tentou resolver individualmente e quase custou caro.
No final, a bola do jogo em duas situações no mesmo lance, poderia ter dado a primeira vitória do Roxo por Ti, em um contra-ataque, bola lançada, o ataque do Roxo por Ti levou a melhor sobre a zaga do adversário e na hora da conclusão, sofreu falta frontal. A equipe do Democracia já tinha perdido a esperança de terminar o jogo empatado e o adversário, a certeza de sair com a primeira vitória, pois a falta, era quase um pênalti e parecia uma decisão de campeonato.
Cobrança feita, excelente defesa do goleiro e um 2 a 2 com sabor de derrota para o Roxo por Ti. Que para o Democracia foi como uma vitória.
São Jorge 2 x 0 Timão 1969
Nesta partida estava em jogo a liderança do campeonato e o simbólico título do 1º Turno (Campeão de Inverno). Por isso, a tendência seria ter uma partida tensa e com poucas situações de gols, onde o meio campo das duas equipes, seriam os protagonistas e o jogo decidido por detalhes. E, de fato, foi o aconteceu.
Em uma partida em que o aproveitamento seria o responsável por uma eventual vitória, as duas equipes trabalharam a bola e saindo, como sempre, da defesa para o ataque na certeza de concluir em gol.
A equipe do São Jorge teve a felicidade de fazer 2 gols e isso deixou a equipe um pouco confortável no jogo. Mesmo assim, o Timão 1969 conseguiu levar perigo ao gol adversário, na busca não só do empate, mas, da igualdade no placar.
O resultado da partida, deu ao São Jorge a liderança da competição e o simbólico título de campeão do 1º Turno. Mesmo com a derrota, coube ao Timão 1969, o vice-campeonato do turno e a consolidação da melhor defesa da competição, após o final do 1º Turno.
Terrão 2 x 2 Mundial
Essa partida, não foi diferente da partida anterior. A única exceção é que as duas equipes fizeram um jogo equilibrado, onde não houve vantagem para nenhuma das equipes.
Pelo andar do jogo, o resultado seria decidido nos detalhes e foi isso que aconteceu, na parte final do jogo. Mesmo vencendo, a equipe do Mundial poderia ter trabalhado a bola, para segurar o resultado, mas se lançou ao ataque com o objetivo de fazer o terceiro gol e se descuidou da defesa. E esse descuido custou caro e possibilitou ao Terrão empatar a partida nos segundos finais.
E mais uma vez, a estrela do goleiro do Mundial brilhou, defendendo um chute a queima roupa, com puro reflexo, que poderia dar a vitória ao Terrão.
O resultado deu ao Terrão a 3ª colocação. Quanto ao Mundial, permanece na 8ª posição, com 9 pontos.
Casuals 3 x 1 Libertadores
Mais uma partida de uma equipe que faz muitos gols (Casuals) e de outra que tem uma defesa muito boa (Libertadores).
Desde o início da partida o Casuals tentava furar a muralha do Libertadores, que sempre se posicionava muito bem e não dava chances ao ataque do Casuals.
Com uma formação diferente do “normal” o Casuals, mesmo não conseguindo concluir em gol, chegava com tranquilidade ao ataque e na defesa não dava espaços para o Libertadores atacar.
Diferente de outras partidas, mesmo não conseguindo concluir em gol, a equipe do Casuals teve a calma que o Libertadores tem, não perdeu o controle emocional da partida e jogou. Conseguiu sair na frente do placar e construir a vitória por 3 a 1, conseguindo ficar isolado na 4ª posição com 15 pontos.
O Libertadores permanece na 7ª posição com 9 pontos.
RECESSO
As atividades oficiais do CIFAC 2024 – SUB-11 estarão interrompidas de 07 a 26 de julho. A bola voltará a rolar no dia 27/07 (sábado).
Simulação 2ª Fase (Repescagem e Quartas-de-Final)
Caso a primeira fase tivesse terminado no último sábado, 06/07, teríamos os seguintes confrontos eliminatórios:
Repescagem
- R1 – 7º colocado (Libertadores) x (Roxo por Ti) 10º colocado
- R2 – 8º colocado (Mundial) x (Democracia) 9º colocado
Playoffs – Quartas-de-Final
- Jogo 01 – São Jorge x Vencedor R2
- Jogo 02 – Timão 1969 x Vencedor R1
- Jogo 03 – Terrão x Meu Timão
- Jogo 04 – Casuals x Inexplicável
Lembrando que as partidas acima são uma simples simulação, tendo como base a colocação final das equipes, ao final do 1º Turno. Portanto, todas as equipes possuem chances reais de disputar a Final Ouro ou Prata, na Fazendinha, no mês de novembro.