Mundial x Terrão

1ª Fase do CIFAC 2024 – SUB-11 terminou com o Mundial campeão do Returno

A 1ª fase do CIFAC – Colégio Brasiliense 2024 – SUB-11 foi concluída hoje, com a 20ª rodada, a 9ª do returno.

É após o término da rodada, Terrão, Timão 1969, Meu Timão, Mundial, Inexplicável e Casuals, carimbaram a vaga direta para a 2ª. Fase. São Jorge, Libertadores, Roxo por Ti e Democracia são as equipes que irão disputar a repescagem, com o objetivo de chegar, a 2ª fase.

Vale lembrar que a 2ª fase, equivale as quartas-de-finais, com sistema eliminatório e jogos ida e volta. Com a equipe de melhor campanha, em todo o campeonato, levando vantagem.

Além disso, a rodada, deu ao Mundial, o título simbólico de campeão do Returno, ao vencer o líder do campeonato, o Terrão, por 6 a 1.

Inclusive, o 2º Turno mostrou mais equilibrado que o 1º, trazendo uma ordem diferente na classificação geral. Se fossemos considerar apenas os jogos do Returno, a classificação ficou dessa forma.

Classificação - 2º Turno
Classificação – 2º Turno

A classificação acima, já demonstra que na 2ª fase, os números da classificação geral, que está no final do artigo, demonstram uma “nova ordem” no campeonato. Independente disso, as 10 equipes têm plenas condições de disputar as finais na Fazendinha.

Democracia 0 x 1 Roxo por Ti

A primeira partida do dia era a luta por posições na repescagem, por isso, Democracia e Roxo por Ti, fizeram uma partida equilibrada, onde ninguém queria perder.

As oportunidades de gols foram raras e quando aconteceram pararam nas mãos dos goleiros, de ambas as equipes, ou, simplesmente, foram para fora.

Em uma partida onde os detalhes poderiam decidir a partida, venceu quem conseguiu concluir a gol e o Roxo por Ti, saiu vitorioso do jogo, mostrando que está em franca recuperação no campeonato e que é um dos candidatos ao título da competição.

Apesar disso, o Democracia dominou a 1ª etapa e o Roxo por Ti, no segundo tempo conseguiu equilibrar as ações e fazer o gol da vitória.

Com a derrota, o Democracia ficou na 10ª colocação, com 14 pontos e enfrentará o São Jorge, na repescagem.

O Roxo por Ti, somou mais 3 pontos, na 9ª colocação e terá pela frente o Libertadores, também, na repescagem.

Timão 1969 3 x 1 São Jorge

O segundo jogo da rodada tinha tudo para ser um jogo de “compadres”. Um empate daria a classificação para a 2ª fase na vice-liderança para o Timão 1969 e, também, poderia, até mesmo, assegurar a vaga direta para o São Jorge, na 2ª fase.

O primeiro tempo foi muito equilibrado e com as duas equipes aparentando um certo nervosismo, com o Timão 1969 abrindo o placar e, parecendo querer levar a vantagem para a 2ª etapa.

E isso, custou caro. O São Jorge empatou a partida, ainda no primeiro tempo, no que talvez, tenha sido o gol mais bonito do campeonato, com um chute de primeira da intermediaria, sem chances para o goleiro.

O Timao1969 não se abalou com o empate e voltou para o segundo tempo com mais volume de jogo, conseguindo dominar a partida e ampliar o resultado.

O placar final da partida foi justo pelo que ambas as equipes apresentaram no decorrer dos dois tempos.

Com a vitória, o Timão 1969 ficou isolado na vice-lideranca, com 32 pontos, e irá esperar o ganhador da partida entre Democracia e São Jorge, pela repescagem para saber o seu adversário na 2ª fase.

Além disso, o sistema defensivo da equipe mostrou força na competição, sendo a 2ª equipe menos vazada do campeonato, com 33 gols sofridos.

O São Jorge, até então, 5º na classificação geral, foi para a sétima colocação, com 25 pontos ganhos, e disputará a repescagem contra o Democracia, na luta por mais uma vaga na 2ª fase.

Mundial 6 x 1 Terrão

O terceiro jogo da rodada foi uma partida simbólica, onde o vencedor iria decidir o título do returno. Na classificação geral, o Terrão já havia assegurado a primeira posição e a vaga na 2ª fase, há 3 rodadas atrás.

O surpreendente resultado da partida demonstrou que a equipe do Mundial dominou o jogo, fechando os espaços para o adversário atacar e saindo em velocidade para o ataque, conseguindo, ainda no primeiro tempo construir o placar e abrir 5 a 0.

No segundo tempo, como de costume a equipe diminuiu o ritmo, fez mais 1 gol e viu o Terrão diminuir o placar.

Talvez, o resultado possa ter sido surpreendente, mas demonstrou que a equipe do Mundial, chega ao posto de uma das candidatas a jogar na Fazendinha. Além disso, com 61 gols no campeonato, é a equipe que mais balançou as redes dos adversários.

A 4ª colocação na classificação geral deu ao Mundial, a vaga direta para a 2ª fase, onde jogará contra o Inexplicável, 5º colocado.

O Terrão, mesmo com a derrota, terminou a classificação geral como líder do campeonato, com 36 pontos e aguardará o vencedor de Libertadores e Roxo por Ti, pela repescagem para saber o seu adversário na 2ª fase. E, também, por tudo que a equipe fez na competição, continua sendo favorita para chegar na Fazendinha.

Libertadores 1 x 0 Casuals

O quarto jogo da rodada foi uma partida muito disputada, mas com o meio de campo e a defesa das duas equipes prevalecendo.

O retrato acima já demostra que a partida quase não teve situações de gols e venceu quem foi mais feliz na conclusão, nesse caso, o Libertadores, que fez o único gol da partida e conseguiu levar o jogo em banho maria até o final, com a sua tradicional “goleada” de 1 a 0.

Mesmo assim, nos minutos finais, mais na base do desespero do que com a razão, o Casuals foi para o ataque, com o objetivo de igualar a partida e desperdiçou várias oportunidades de gol. E, isso, aconteceu mais pela afobação na hora de concluir.

Pelo que as duas equipes apresentaram, um 0 a 0 seria o placar mais justo. Mas, como tínhamos o Libertadores do outro lado, a “goleada” de 1 a 0 para a equipe branca, fez justiça pelo fato da equipe não ter desperdiçado a oportunidade de fazer o único gol da partida, “a la Parreira-94”.

Com a vitória e a 8ª colocação garantida na tabela, com 23 pontos, o Libertadores disputara a repescagem contra o Roxo por Ti.

O Casuals, na 6ª colocação, com 25 pontos, terá na 2ª fase, o Meu Timão.

Meu Timão 3 x 0 Inexplicável

Taticamente, essa foi a melhor partida do dia. De um lado, o ferrolho defensivo do Meu Timão, com 31 gols sofridos. Do outro, um dos melhores ataques do campeonato, o Inexplicável, com 55 gols feitos.

Os números já demonstravam que seria uma partida “tática”, onde quem errasse menos e soubesse neutralizar os pontos fortes do adversário sairia vencedor.

A partida começou com o Inexplicável tendo mais a posse de bola, mas não conseguindo concluir a gol. Isso se deu pelo fato de o Meu Timão ter feito uma marcação mista conforme as ações ofensivas da equipe azul.

Ora a marcação era por zona, ora individual. Dessa forma a equipe bloqueava o setor central, evitando dar combate, tentando empurrar o adversário para as laterais, com o objetivo de interceptar as jogadas e sair rapidamente no contra-ataque.

E foi assim que o jogo se desenrolou o tempo todo. O Inexplicável tinha a posse de bola, mas pouco conseguia realizar nenhuma conclusão. Nem mesmo os chutes de longa distância era possível realizar e quando era possível, a posição do arremate não era favorável.

Os passes da equipe azul eram mais curtos, sempre na região do meio de campo e isso ajudava o Meu Timão no jogo. Deixando o jogo correr, com a posse de bola do Inexplicável, fazendo a equipe se desgastar, empurrando a equipe para as pontas.

O Meu Timão jogava tranquilo, por uma bola apenas e tinha certeza de que a qualquer momento isso iria ocorrer e aconteceu por 3 vezes, em 3 contra-ataques rápidos, pegando a cansada equipe azul de surpresa.

Talvez, o empate poderia ter sido mais justo, mas a proposta de jogo do Meu Timão foi a correta para vencer a partida, por isso, a vitória da equipe alvinegra, por 3 a 0, foi com muita propriedade de uma equipe que entendeu como o seu adversário joga e como poderá vencê-lo.

Com a vitória, o Meu Timão garantiu a 3ª colocação na tabela e terá pela frente, na 2ª fase, a equipe do Casuals.

Por outro lado, mesmo com a derrota, o Inexplicável garantiu a sua classificação para a 2ª fase, na 5ª colocação, mediante a combinação de resultados, com as derrotas de Casuals e São Jorge. Sendo assim, a equipe terá pela frente o Mundial, 4º colocado na classificação geral.

CLASSIFICAÇÃO

Veja abaixo a classificação completa e os jogos da próxima rodada. A lista de artilheiros, você poderá conferir aqui.

Classificação – CIFAC 2024 – Colégio Brasiliense – SUB-11
PosEquipeJVEDGPGCSGPG
1Terrão – 202423133770601042
2Mundial – 202423116686592739
3Meu Timão – 202423114852391337
4Timão 1969 – 202420103755411433
5Libertadores – 20242192104046-629
6Casuals – 20242091105450428
7Inexplicável – 2024207676059127
8São Jorge – 20241981104548-325
9Democracia – 20242473144374-3124
10Roxo por Ti – 20241953112857-2918