Semifinais Cifac 2024- SUB-11 - Jogos de Ida

Agora são 4 equipes em busca do título da Taça Ouro do CIFAC 2024 – SUB-11

Os jogos das semifinais do CIFAC – Colégio Brasiliense 2024 – SUB-11 já estão definidos e as partidas de ida serão realizadas no próximo sábado, dia 02 de novembro, com duas partidas:

  • Mundial x Terrão;
  • Democracia x Meu Timão.

Das 4 equipes, Terrão e Meu Timão jogam pela vantagem de dois empates, em suas respectivas partidas, para se classificarem para as finais.

Lembrando que as finais são divididas em Taça Ouro (vencedores das semifinais), disputa pela 1ª e 2ª colocação do campeonato e, também, a Taça Prata (perdedores das semifinais), que irá definir a 3ª e a 4ª melhor equipe do campeonato.

Os jogos da Taça Ouro e Prata, serão disputados na Fazendinha, no dia 23 de novembro.

O CIFAC 2024 – SUB-11

O campeonato de 2024 começou com 10 equipes e dessas, seis equipes já ficaram pelo caminho. Roxo por Ti e São Jorge perderam seus jogos da repescagem para Libertadores e Democracia, respectivamente e deixaram a competição, no dia 12 de outubro.

Nas quartas de finais, Inexplicável, Timão 1969, Casuals e Libertadores perderam a vaga para Mundial, Democracia, Meu Timão e Terrão. As 4 primeiras equipes, deixaram a competição no último final de semana.

Todas as equipes que foram eliminadas da competição tiveram o seu papel de protagonismo em determinada parte do campeonato.

Dessa forma, mesmo fora das semifinais, essas equipes poderiam disputar as finais (Taca Ouro e Taça Prata), na Fazendinha, no dia 23 de novembro. Isso demonstra o equilíbrio da categoria.

Além disso, nas quartas de finais nenhuma equipe conseguiu 100% de aproveitamento. Mundial e Democracia tiveram a melhor performance, conseguindo um empate e uma vitória, somando 4 pontos e saldo de 7 e 3 gols, respectivamente. Meu Timão e Terrão, fizeram 3 pontos e saldo de 1 e 0, respectivamente.

A artilharia do campeonato

Mais do que a vaga na Taça Ouro, as 4 equipes ainda têm uma particularidade em comum. A disputa pela artilharia da competição. E isso, poderá ser um gatilho a mais que poderá influenciar ou, até mesmo, prejudicar as equipes.

Todas elas, até o momento, jogam com foco na coletividade e a participação de todos os atletas. Mas, se o objetivo for outro, ou seja, atingir a artilharia isolada do campeonato, o individualismo poderá imperar e prejudicar o progresso de suas, respectivas, equipes, para a final da Taça Ouro.

Agora é saber o que os atletas querem. Ter um grupo campeão ou ser artilheiro da competição?

E o que esperar dos jogos das semifinais no próximo sábado, no CIFAC 2024 – SUB-11?

09:00 – Mundial x Terrão

No jogo dos 132 gols, Mundial e Terrão prometem fazer uma partida muito disputada e equilibrada.

O Mundial chega sendo a única equipe a ultrapassar setenta gols no campeonato. Na verdade, a equipe fez um total de 73 gols e sofreu 51.

Por outro lado, o Terrão balançou as redes adversárias 59 vezes, sofrendo 46 gols em toda a competição.

Além disso, no campeonato, as duas equipes já tiveram a oportunidade de se enfrentarem duas vezes na competição. No primeiro turno, empate em 2 a 2. No segundo turno, o Mundial venceu o Terrão, por 6 a 1.

Os números por si só, já possibilitam imaginar uma partida com muitos gols. Onde o Terrão quer quebrar o tabu contra o Mundial. E nada melhor do que em uma partida decisiva!

O Mundial cresceu no segundo turno e foi o campeão do returno. Tem no ataque “a sua defesa”, com muito repertório para criar jogadas ofensivas. A equipe joga para fazer muitos gols e, mesmo assim, consegue anular os pontos fortes do adversário.

A equipe precisa jogar focada, pois às vezes, esquece do jogo, permitindo ao adversário crescer e gostar da partida. Ficando um jogo perigoso e próximo de uma iminente derrota.

Por outro lado, o Terrão é uma equipe mais aguerrida e focada. Tendo no toque de bola a sua maior arma para criar as chances de ataque ou, simplesmente, controlar a partida.

Além disso, para chegar ao ataque a equipe é muito precisa, tanto nos toques curtos, quanto nos lançamentos.

Mas é na defesa, em especial, no gol, que a equipe consegue encontrar o ponto de equilíbrio em relação aos seus adversários.

Quem aproveitar melhor as oportunidades têm grandes chances de vencer a partida.

No tabuleiro do Campo 03, teremos de um lado o futebol Pebolim do Mundial contra o Futebol de Botão do Terrão. Por isso, teremos um jogão de bola aberto e sem favoritos.

10:00 – Democracia x Meu Timão

Democracia e Meu Timão chegam a essa semifinal para fazer uma partida das mais complexas.

As duas equipes já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. O Meu Timão venceu a equipe áurea por 5 a 1, no primeiro turno. No segundo, vantagem do Democracia, que venceu o alvinegro por 1 a 0.

O Democracia chega credenciado a semifinal ao passar pela repescagem e vencer o São Jorge, por 3 a 0. E, nas quartas de finais, ao passar pelo Timão 1969, empatando o primeiro jogo (3 a 3) e vencendo o segundo (5 a 2).

Das 4 equipes que chegaram as semifinais, a equipe áurea tem a pior campanha. Mas, nem por isso, deixa de ser favorita.

Na 1ª fase o Democracia fez um campeonato regular e foi se acertando aos poucos.

Talvez, o recorte da parte inicial da competição tenha dado aos adversários uma autoconfiança excessiva, por isso a equipe está onde está.

E não é por acaso. Nos três jogos da fase eliminatória a equipe mostrou muita segurança na defesa e um comprometimento de toda a equipe. Um detalhe curioso, é que quase 30% dos gols que a equipe fez na competição, foram apenas nos últimos 3 jogos eliminatórios, que somam, um total de 11 gols. Isso demonstra que o ataque da equipe vem sendo letal, nessa fase eliminatória.

Além disso, no empate com o Timão 1969, no primeiro jogo das quartas de finais, mesmo saindo atrás no placar, a equipe não se abateu, como em outros jogos e “esteve” na partida do início ao fim, acreditando sempre.

E, por acreditar, é onde entra a coletividade da equipe, que mudou muito a maneira de jogar. Todos participam do jogo e a torcida da equipe vem fazendo a parte dela, sendo muito mais participativa e inflamando a equipe em campo.

Mas, o Meu Timão também vem com a sua torcida e tem a melhor defesa do campeonato. Sofreu apenas 35 gols. Para se ter uma ideia, a equipe mais próxima com menos gols sofridos, é o Timão 1969 que foi vazado 41 vezes e não está na disputa das semifinais.

De todas as equipes que irão disputar as semifinais, o Meu Timão é o que menos conclui a gol, mas é o que mais desarma, possibilitando contra-atacar, rapidamente, em cima do erro do adversário.

Por jogar mais na defensiva, a equipe “não demonstra” ter um vasto repertório de ataque. Puro engano. Nesse quesito, a equipe tem o mesmo poder ofensivo que o Mundial e sabe usar muito bem as laterais do campo, principalmente, em bolas paradas.

A equipe alvinegra tem o estilo de jogo mais complexo do campeonato. Faz poucos gols, sabe se defender e consegue se moldar ao adversário. Além disso, se o adversário der espaços, dificilmente a equipe desperdiça as oportunidades de gols.

Mais uma partida em aberto, 100% futebol de botão. Mas, diferente da anterior, quem fizer o primeiro gol, tem grandes possibilidades de ganhar a partida.

ACESSO ATLETA/RESPONSÁVEL DO CIFAC AMIZADE (NÃO-SÓCIO)

O acesso dos atletas e responsáveis do CIFAC Amizade (não-sócio), será pelo portão 05, conforme o mapa abaixo e só poderão entrar, os responsáveis que foram cadastrados, previamente.

Portão 05 - Entrada - CIFAC Amizade
Portão 05 – Entrada – CIFAC Amizade

Excelente jogos à todos e com respeito mútuo entre todos os participantes!