Os jogos de ida das quartas de finais do CIFAC – Colégio Brasilense 2024 – SUB-11, terão início amanhã, com 4 partidas:
- Inexplicável x Mundial
- Libertadores x Terrão
- Democracia x Timão 1969
- Casuals x Meu Timão
As equipes que irão disputar as quartas de finais, visam uma vaga para as semifinais e, consequentemente, disputar as Taças Ouro e Prata, na Fazendinha.
Infelizmente, após a disputa da repescagem em jogo único, São Jorge e Roxo por Ti, ficaram pelo caminho, sendo eliminados por Democracia e Libertadores, respectivamente.
E o que esperar de cada partida?
A tendência é ter 4 confrontos, extremamente, equilibrados, onde o resultado da partida será decidido nos detalhes e as equipes precisarão ter muita paciência para concretizarem as oportunidades de ataque, em gols.
Libertadores x Terrão
As duas equipes já tiveram a oportunidade de se enfrentarem duas vezes na competição e o confronto demonstra equilíbrio, com uma vitória para cada lado.
No primeiro turno, o Terrão venceu o Libertadores, por 4 a 2. Mas, no segundo turno, foi a vez do Libertadores vencer, dessa vez, por 5 a 3.
E o equilíbrio é tanto, que ambas as equipes sofreram 40 gols na competição. Mas é no ataque que o Terrão leva vantagem com folga. Tendo marcado 53 gols contra 34 do Libertadores.
Classificado através da repescagem, após uma campanha de altos e baixos na primeira fase (Turno e Returno), o Libertadores ganhou moral e vem pelas beiradas para disputar as finais na Fazendinha, desde que consiga encaminhar a classificação nos dois jogos contra o Terrão.
Inclusive, no último jogo contra o Roxo por Ti, a equipe se mostrou bastante segura, em todos os setores do campo, em especial, a defesa. Muito segura, começando pelo goleiro e passando por todos os demais atletas, independente da posição.
O Libertadores joga por uma bola ou em cima do erro do adversário. Além disso, se a equipe tomar a iniciativa da partida e sair na frente do placar, as possibilidades de o adversário reverter o resultado ficam, praticamente, reduzidas.
Talvez, a campanha irregular que a equipe fez na primeira fase, fez com que passasse despercebido a evolução do time.
O Terrão chega a essa fase como líder da classificação geral, por isso, joga com a vantagem de dois empates.
Apesar disso, a equipe vem de duas derrotas na competição e o momento não é de recuperação e sim de superação, pelos últimos resultados.
O ponto alto da equipe, mesmo com os insucessos dos últimos jogos é o coletivo, da mesma forma que o Libertadores. A única exceção, é que a equipe consegue balançar muitos mais as redes adversárias.
Podemos dizer que essa partida será um jogo de xadrez e quem souber melhor mexer as suas peças, sairá vitorioso.
Democracia x Timão 1969
O clássico áureo já foi disputado por duas vezes e a vantagem nos dois confrontos, é da equipe aurinegra (Timão 1969), com duas vitórias, uma no primeiro turno, por 6 a 1, e a outra, no returno, por 3 a 1.
Apesar dessa desvantagem, a equipe do Democracia chega embalada, após a classificação na repescagem.
Na partida contra o São Jorge, vencida por 3 a 0, a equipe demonstrou um futebol coletivo, marcando o adversário impedindo que o time do santo guerreiro, conclui-se a gol.
Além disso, o contra-ataque rápido da equipe, com poucos toques na bola, acaba desnorteando o adversário. Inclusive, o ponto forte da equipe, são os chutes de longa distância, que são capazes de decidir a partida.
Apesar de ter um contra-ataque aniquilador, a equipe terá pela frente uma das melhores defesas da competição, que é o Timão 1969, e a segunda defesa menos vazada, com 33 gols.
A equipe aurinegra, acostumada a trocar passes em todos os setores do campo, dificilmente, permite o adversário jogar. E isso, já é uma grande vantagem nessa partida.
Inclusive, esse estilo de jogo permite com que a equipe canse o adversário e se lance ao ataque, na certeza de concluir a gol.
Por isso, o percentual de acerto a gol da equipe é um dos maiores da competição, tendo balançado as redes 50 vezes.
Pegando o número acima e vendo a artilharia do campeonato, podemos dizer que todos jogam pela equipe. Pois a quantidade de gols de cada um dos atletas é muito bem distribuída. Apenas isso, já demonstra que a equipe tem um bom conjunto e todos são destaques.
Talvez, por isso, o Timão 1969 leva uma ligeira vantagem contra o Democracia, mas o jogo mesmo será decidido dentro de campo. Lembrando que a equipe aurea, do Democracia, adora pregar peças e que todas as suas vitórias foram sempre sobre os favoritos.
Casuals x Meu Timão
No jogo do 2 a 1, Casuals e Meu Timão já se enfrentaram por duas vezes, com a vantagem da equipe alvinegra que venceu ambos os jogos, por 2 a 1.
Apesar do placar favorável para o Meu Timão, já dá para perceber que teremos dois jogos extremamente equilibrados nessas quartas de finais.
O Casuals tem um ataque goleador, fez 50 gols no campeonato. Por outro lado, sofreu 45 gols.
Apesar da equipe jogar muito bem coletivamente, tendo ingrediente similares ao Timão 1969, em algumas situações, o individualismo em excesso, prejudica a equipe, em momentos cruciais da partida e isso acaba ajudando o adversário.
Independente disso, a equipe consegue fazer a bola chegar facilmente na defesa adversária e tem um excelente contra-ataque com passes longos e rápidos.
Como o Casuals gosta de “quebrar” tabus a equipe tem grandes possibilidades de avançar para as semifinais, mas para isso, precisa manter a clama durante a partida, principalmente, nas conclusões a gol.
E por falar em calma … terá pela frente a equipe com a melhor defesa da competição, o Meu Timão, com 31 gols sofridos.
Coletivamente, a equipe é muito forte, principalmente, no setor defensivo. E, esse mesmo setor, contribui e muito para as jogadas de ataque da equipe.
O time alvinegro é muito paciente com ou sem a posse de bola. A equipe consegue manter a posse de bola por muito tempo ou, simplesmente, deixar a bola com o adversário, com o objetivo de reorganizar a marcação. Geralmente, os adversários pouco conseguem jogar.
O ataque do Meu Timão não é goleador, joga em cima do erro do adversário, mas se der espaços, a equipe consegue criar as oportunidades necessárias para criar um placar elástico.
Jogão de bola, com promessa de mais um placar apertado entre as duas equipes. E quem errar menos e aproveitar melhor as conclusões a gol, com certeza, sairá com a vitória.
Inexplicável x Mundial
Inexplicável e Mundial poderão fazer um jogo com chuva de gols. As duas equipes juntas, já balançaram as redes adversárias, 116 vezes.
O Mundial, tem o melhor ataque, com 61 gols e o Inexplicável, 55. Por outro lado, as defesas são mais vulneráveis. Nesse quesito, apenas um gol, separa as duas equipes. A equipe azul sofreu 47 gols contra 46, do adversário.
Inclusive, nos dois confrontos entre ambos, as redes balançaram 12 vezes, em dois empates. No primeiro turno, a igualdade no placar foi de 2 a 2. E, no segundo turno, 4 a 4.
As duas equipes praticamente jogam da mesma forma. Tendo no coletivo o ponto forte, onde a individualidade dos atletas acaba se sobressaindo, em diversos momentos da partida.
O contra-ataque das duas equipes é aniquilador e rápido. Além disso, as duas equipes, quando podem, usam e abusam do chute de longa distância, como uma maneira de “encurtar” o caminho para o gol.
Na defesa, talvez, pelo fato de as duas equipes jogarem para frente, a vulnerabilidade acaba sendo grande. Pois, quando as equipes atacam e não conseguem concluir a gol, o sistema defensivo fica sobrecarregado com poucos jogares e isso permite aos adversários chegarem mais facilmente ao gol de ambas as equipes.
No início do segundo turno, parecia que o Inexplicável havia solucionado essa questão, mas na metade final do returno, a equipe voltou a sofrer muitos gols. Com o Mundial, ocorreu o inverso, havendo uma melhora significativa, na reta final do campeonato.
A previsão dessa partida é haja chuva de muitos gols e um novo empate a caminho.
ACESSO ATLETA/RESPONSÁVEL DO CIFAC AMIZADE (NÃO-SÓCIO)
O acesso dos atletas e responsáveis do CIFAC Amizade (não-sócio), será pelo portão 05, conforme o mapa abaixo e só poderão entrar, os responsáveis que foram cadastrados, previamente.

Excelente jogos à todos e com respeito mútuo entre todos os participantes!
