No último sábado (10), o 41º CIFAC Hapvida 2025 teve mais uma rodada recheada de surpresas e com muitas homenagens, em comemoração ao Dia das Mães.
Por isso, a 4ª rodada foi mais uma com jogos equilibrados e diversos placares apertados. Além disso, tivemos um “Déjà vu”, na verdade, a quantidade de gols (65), foi exatamente igual a da rodada anterior, com as mesmas 17 partidas.
Dessa forma, já podemos afirmar que as equipes, independente da categoria, estão conseguindo encontrar uma estabilidade dentro de cada elenco, com o objetivo de poder extrair o melhor, durante os jogos.
Pelo que as equipes estão apresentando, a posição na tabela, não representa o que elas começam a apresentar em campo.
Veja abaixo o resumão das partidas que aconteceram na 4ª rodada:
SUB-09
Casuals 2 x 0 Timão 1969
As duas equipes fizeram uma partida equilibrada e muito disputada no meio de campo. No final, venceu quem melhor aproveitou as chances de gols criadas. Melhor para o Casuals, que com a vitória por 2 a 0, chegou à liderança da categoria, com 9 pontos e a melhor defesa da categoria, com 4 gols sofridos.
O Timão 1969 encerrou a rodada com 3 pontos, mas demonstrou que poderá brigar pelas primeiras posições, tranquilamente.
Libertadores 3 x 2 São Jorge
Mais uma partida que marcou o equilíbrio entre as equipes. Antes da rodada, apenas um ponto separava Libertadores e São Jorge na tabela. Por isso, a tendência era ter um jogão e isso foi confirmado.
Infelizmente, não é possível dar a vitória para as duas equipes, pelo que fizeram em campo. A vitória do Libertadores, por 3 a 2, foi gigante e mesmo perdendo, o São Jorge, também foi valente e gigante, com a certeza que lutará na parte de cima da tabela.
Roxo por Ti 3 x 3 Inexplicável
No clássico da rodada, as duas equipes começaram separadas por um ponto e de olho na liderança. O Roxo por Ti era o líder, com o Inexplicável, na vice-liderança.
Fora essa diferença na pontuação, os outros atributos das equipes, eram semelhantes, por isso, era o jogo mais aguardado da rodada e as duas equipes não decepcionaram.
O resultado final, com três gols para cada lado, coroou o público presente. Além disso, fez com que os ataques do Roxo por Ti e Inexplicável, com 15 e 14 gols, respectivamente, chegassem aos mais positivos, atrás apenas do Democracia (resumo a seguir).
Democracia 6 x 0 Meu Timão
O último jogo da rodada, era o jogo da recuperação, para as duas equipes. Na rodada anterior o Meu Timão saiu derrotado e, antes, o Democracia também não havia conseguido êxito, apesar de ter um ataque que adora fazer gols.
A diferença é que a equipe aurea já havia pontuado e o Meu Timão buscava os primeiros pontos na tabela.
E quando a bola começou a rolar … o Meu Timão queria jogar futebol e o Democracia fez de tudo para não deixar a equipe alvinegra jogar, como se tivesse multiplicado os atletas em campo.
Em resumo, a equipe aurea dominou todos os setores do campo, não deixando o alvinegro gostar do jogo, em momento algum.
Por isso, o resultado final, demonstrou o volume de jogo do Democracia. E, se a equipe não figura no topo da classificação, saiu da rodada com o melhor ataque da categoria, com 17 gols. E, mesmo estando no meio da tabela de classificação, tem a segunda melhor defesa da categoria, com 5 gols sofridos.
SUB-11
Mundial 4 x 2 Libertadores
Como era apenas a segunda partida das duas equipes no campeonato, a tendência é que teríamos uma partida equilibrada. E, isso se refletiu em campo.
Mundial e Libertadores fizeram uma partida intensa de 6 gols, onde piscar o olho era impossível, tamanha a intensidade do jogo.
O placar final foi resultado de quem melhor aproveitou as chances de gols criadas. Nesse quesito, melhor para o Mundial, que conquistou os seus primeiros pontos na tabela.
Roxo por Ti 4 x 0 Meu Timão
Roxo por Ti e Meu Timão era o jogo de “seis pontos”. As duas equipes haviam entrado em campo, uma única vez, na competição e ambas venceram.
Inclusive, as duas equipes já tinham apresentado um ataque que gosta de fazer muitos gols. Dessa forma, tínhamos a certeza de um jogo intenso no meio de campo e com placar apertado, mas com muitos gols.
Mas, quando a bola rolou, tudo o que foi comentado foi concretizado, exceto o placar apertado, pois o Roxo por Ti, conseguiu aproveitar as chances de gols criadas, sendo feliz nas conclusões e saiu da partida com uma excelente vitória e o melhor ataque da categoria, com 10 gols feitos, em duas partidas.
Com a derrota, o Meu Timão, permanece com os mesmos 3 pontos, mas na 7ª posição.
SUB-13
Casuals 0 x 0 Timão 1969
No jogo do “despertar” as duas equipes fizeram um jogo de poucas ações ofensivas, mas muito equilibrado, sem balançar as redes adversárias.
O Casuals conseguiu segurar o empate e, dessa forma, fora um ponto ganho na tabela, foi o responsável por tirar os 100% do Timão 1969. Que com o empate, fez, com que a equipe aurinegra deixasse a liderança da competição, ocupando agora, a vice-liderança.
Libertadores 2 x 4 São Jorge
No jogo dos opostos, Libertadores e São Jorge, balançaram as redes seis vezes.
O Libertadores, ainda não havia vencido na competição, e não venceu. O São Jorge, invicto, continuou invicto.
Mas em campo, o São Jorge, foi mais eficiente e transformou as ações ofensivas em gols, por isso, saiu de campo com a vitória.
Roxo por Ti 3 x 0 Inexplicável
Entrando em campo para defender a invencibilidade e conquistar a liderança da competição, o Roxo por Ti, desde o início tomou conta da partida e não deu chances para o Inexplicável.
Apesar do placar “elástico”, o resultado poderia ter sido completamente diferente, caso a equipe azul, nas poucas chances de gols criadas, tivesse tido a calma de empurrar a bola para a rede ou servir um companheiro mais bem posicionado na hora de concluir a gol.
No final, o resultado refletiu o que as duas equipes fizeram em campo.
Democracia 0 x 5 Meu Timão
As duas equipes entram em campo com campanhas parecidas na rodada e prometiam fazer um jogo muito equilibrado.
Mas, desde o início da partida a equipe do Democracia demonstrou muito nervosismo e não conseguiu encaixar o seu jogo.
Por outro lado, o Meu Timão, aliado ao nervosismo adversário e a vontade de jogar futebol, tomou conta da partida e foi construindo o placar ao lado do jogo, sem muita dificuldade.
O resultado final da partida, foi reflexo do que aconteceu em campo. Com a derrota, o Democracia permanece com 4 pontos na tabela e o Meu Timão, subiu para a 3ª colocação, com 7 pontos ganhos.
SUB-15
Casuals 1 x 0 Timão 1969
O primeiro jogo da rodada, foi um recorte da “mesma” partida, do SUB-13. A única exceção é que as duas equipes ainda não haviam pontuado.
O jogo em si, teve poucas ações ofensivas, mas foi muito disputado no meio de campo.
A única exceção da partida foi que uma bola “parada” e que faz parte do jogo, decidiu o resultado final, com um golaço, a favor do Casuals, que alcançou a sua primeira vitória.
Com a derrota, o Timão 1969 segue em busca dos seus primeiros pontos na competição.
Libertadores 1 x 0 São Jorge
A equipe do Mundial, líder do campeonato, folgou na rodada e poderia ver uma das duas equipes (Libertadores ou São Jorge) “tomarem” a sua posição na tabela.
E, antes da bola começar a rolar, o jogo já começou igual, não pelo jogo começar em zero a zero e, sim, porque as duas equipes começaram a partida, com cada uma tendo sofrido apenas um gol no campeonato.
E, esse equilíbrio foi levado para campo, tendo o Libertadores mais feliz na conclusão a gol, vencendo a partida por 1 a 0 e chegando a vice-liderança, perdendo nos critérios de desempate para o folguista da rodada.
O São Jorge, com 6 pontos ganhos, agora, na 4ª posição.
Roxo por Ti 2 x 2 Inexplicável
Mais uma partida que poderia dar a liderança a alguma equipe. Nesse caso, para o Inexplicável. Mas, qualquer outro placar, embolaria ainda mais a categoria.
Por isso, o empate de 2 a 2, entre Roxo por Ti e Inexplicável, deixou o campeonato muito embolado e imprevisível.
Ao final da rodada, o Roxo por Ti, chegou a 5ª colocação e o Inexplicável, na terceira, com 4 e 7 pontos, respectivamente.
Democracia 0 x 2 Meu Timão
Democracia e Meu Timão fecharam a rodada da categoria e prometiam fazer uma partida muito interessante.
Enquanto a equipe aurea buscava mais três pontos para não se distanciar das primeiras posições, o Meu Timão, queria o inverso. Na verdade, precisava da vitória para conquistar os primeiros pontos na tabela.
Talvez, por isso, o Meu Timão teve mais volume de jogo e conseguiu concretizar melhor as oportunidades de ataques em gols. Saindo vitoriosa de campo.
SUB-17
Timão 1969 4 x 0 Mundial
No jogo dos opostos, as duas equipes chegavam com objetivos diferentes.
Para o Timão 1969, vencer seria uma maneira de encostar nas primeiras posições.
Enquanto, para o Mundial, fazer os primeiros pontos no campeonato era a oportunidade para dar novo ânimo para a equipe no decorrer da competição.
O jogo começou muito equilibrado no meio de campo, mas no decorrer da partida o Timão 1969 foi empurrando o Mundial aos poucos para a sua própria defesa.
Dessa forma, a equipe branca tinha dificuldades em conseguir fazer a ligação da defesa para o ataque, deixando espaços para a equipe aurinegra atacar.
E, com mais volume ofensivo não demorou para o Timão 1969 abrir o placar e ir construído o placar ao longo da partida.
O resultado final apenas representou o que as duas equipes apresentaram em campo.
Democracia 3 x 4 Meu Timão
As duas equipes entraram em campo para fazer o jogo dos opostos. Até o apito inicial do juiz, o Democracia ainda não havia perdido na competição e uma vitória simples, daria a liderança para a equipe. O Meu Timão, por outro lado, buscava os seus primeiros pontos na tabela.
O jogo começou como era para ser. Equilibrado. Mas, aparentemente, era visível o nervosismo da equipe aurea, que trocava passes, mas não conseguia efetivá-los em oportunidades de gols.
Mas, uma coisa estava clara. O Meu Timão com a bola nos pés desconcertava a zaga do Democracia facilmente, mas, também, não conseguia transformar esse desconcerto em chances claras de gols.
Mais objetivo na partida, não que estava jogando melhor, o Democracia abriu o placar e conseguiu ampliar. Com 2 a 0, a tendência era que a equipe aurea deslanchasse e conseguisse sair de campo mais uma vez com um placar elástico.
Mas, o Meu Timão mesmo perdendo, vinha jogando bem, só não estava sendo feliz nas conclusões. O resultado adverso, na verdade, trouxe tranquilidade para a equipe alvinegra que começou a trabalhar mais a bola, empurrando o adversário para a defesa e pasmem, empatar a partida.
O empate já era de respeito, para as duas equipes que estavam proporcionando um jogão.
E se era para ser jogão, continuamos tendo jogão, pois o Democracia voltou a ter vantagem no placar, fazendo 3 a 2 e dando a sensação que sairia de campo vitorioso.
Mas, se tem gol do adversário, tem motivação do Meu Timão. E, dessa forma, a equipe alvinegra não se abateu, continuou jogando bem, empatou a partida e heroicamente, no final do jogo, fez o 4º gol e conquistou não uma vitória heroica e, sim, de propriedade, contra o Democracia.
Terrão 2 x 1 Roxo por Ti
Antes do apito inicial do juiz, Terrão e Roxo por Ti, tinham 3 e 6 pontos, respectivamente, na tabela, com duas partidas disputadas.
A equipe roxa lutava pelas primeiras posições e a equipe laranja para embolar o campeonato.
Por tudo isso, a tendência era de uma partida eletrizante e sem favoritos. E as duas equipes conseguiram entregar isso em campo.
O jogo começou com o Roxo por Ti tendo mais volume de jogo, dominando o meio de campo e com mais ações ofensivas. E essas ações ofensivas deixavam espaços para o adversário contra-atacar.
O Terrão saia para o jogo nos contra-ataques, aproveitando, exatamente, os espaços deixados pelo adversário e foi assim, que a equipe abriu o placar.
O jogo foi intenso do início ao fim, com o Roxo por Ti martelando, o Terrão se defendendo e saindo para o ataque, de forma inteligente, aproveitando os espaços deixados pela equipe roxa.
E com mais volume de jogo, o Roxo por Ti, fez o seu gol, de forma chorada, através de um “pênalti”. Na verdade, do rebote da cobrança de pênalti, defendido pelo goleiro e para deixar a partida mais emocionante, no mesmo lance, teve de tudo, até sair o gol do Roxo por Ti. Gol para lavar a alma?
Não, gol para “acordar” o contra-ataque do Terrão e decidir a partida a seu favor, em 2 a 1, com um chute da intermediária com requintes máximos de crueldade no lance.
Pelo que as duas equipes apresentaram, qualquer placar seria justo. Mas, como futebol é um conjunto de fatores, a efetividade do Terrão tornou a vitória possível.
